Excelente pergunta sobre Lean Inception, objetivo de negócio, MVP e ROI (retorno no investimento), do Guisba Silva.

 

Pergunta: Recentemente li o Lean Inception e relembrei do trabalho que fizemos naquele cliente. Aquela semana foi demais! Faz um tempo que ando pensando muito sobre um tema e gostaria de compartilhar contigo: Objetivos de Negócio. O que anda me atucanando é um sentimento de que não damos a devida importância para essa questão. Afinal de contas, a melhor maneira de começar algo errado é não sabendo onde pretendemos chegar.

Ao meu ver, quando um cliente decide investir em algo, ele SEMPRE estará esperando um retorno sobre o investimento. Seja lá qual for o retorno, deveríamos conseguir mensurar de alguma forma, caso contrário estaremos assumindo alguma (ou muita) subjetividade sobre as expectativas do cliente. Portanto, sem esse norteador de negócio bem definido, tudo o que vem depois pode ser desperdício de tempo e dinheiro.

Se isso for uma verdade, durante uma Lean Inception deveríamos ter uma atenção ESPECIAL nesse ponto e não seguir adiante até que todos saibam claramente o que o patrocinador espera através de alguma métrica.

O que você acha? Faz sentido pra você? Acha que é um tema que compensa investir umas rodadas de cerveja bem gelada e uma bandeja de peixinho frito?

Resposta: Cerveja, peixe frito e uma boa conversa, me chama que eu vou!

Excelente aquela Lean Inception naquele cliente. Muita gente boa no mesmo local. E o resultado foi fantástico!

Objetivo do negócio… esse é um ponto interessante. O problema é a premissa que alguém do negócio tem a resposta e saiba as métricas e o caminho a seguir.

A minha impressão é que sempre tem alguém do negócio com muita vontade que dê certo, mas nem sempre o caminho está claro.

Depois que o produto (e o negócio) estiver num bom caminho, as coisas ficam mais claras e todos acham suas métricas de sucesso. O problema é quando isso demora ou não se encontra o tal caminho. E, para piorar, nós, como consultoria ajudando o negócio, estamos nesse rolo. Temos de ajudar nossos clientes a encontrar os caminhos.

Por isso que eu mudei de estilo, de inception para Lean Inception, e coloquei o foco no MVP.

O MVP busca resultado e aprendizado. Para as pessoas de negócio mais esclarecidas, a busca é de mais resultado do que aprendizado (um pouco de aprendizado vai ajudar para as decisões futuras). Para as pessoas de negócio menos esclarecidas, a busca é de mais aprendizado do que resultado, dessa forma não tem prejuízo construindo algo que (talvez) não gere o resultado esperado.

O mais importante é pensar grande, mas começar pequeno (com o MVP). Dessa forma o investimento é pequeno, com pouco risco e investimento para o negócio, maximizando o ROI.

 

Pense grande, comece pequeno, aprenda rápido! Trabalhe com MVP.

 

Comentários no LinkedIn.