Compartilho nesse post uma foto do casamento da Lean Inception com o PBB.


Eu tirei essa foto no segundo dia de um workshop de três dias para alinhar uma equipe sobre o trabalho e detalhar os próximos itens do backlog (mais contexto desse workshop num próximo post).

Na foto, um momento mágico! No telão, a foto do sequenciador de features (resultado da Lean Inception que aconteceu 6 meses antes desse momento). No quadro branco, o Canvas PBB.

Nesse momento a equipe, guiada pelo Product Owner (PO),  estava examinando o sequenciador, verificando se estava de acordo com a ordem das features, levantadas na sessão de PBB.

Depois disso a equipe decidiu qual ordem de features seguir, realizou um update no sequenciador, e continuou com a sessão de PBB. O passo do seguinte do PBB: definir os PBIs para as features mais prioritárias.

É muito comum fazer um PBB logo após uma Lean Inception. O Fábio Aguiar tem uma excelente apresentação nesse tópico: PBB, o passo seguinte da Lean Inception.

Por exemplo, a Lean Inception acontece em na semana 1, de segunda a sexta, e o PBB acontece na manhã da segunda-feira da semana 2.


Mas dessa vez foi diferente. E foi isso que achei mágico! Eu estava facilitando um workshop (não era uma Lean Inception). O contexto: para alinhar a equipe e construir o backlog das próximas features. Eu decidi a agenda, as atividades; dentre elas, o PBB.

E, dentro do fluxo do PBB, logo após a equipe alinhar a ordem das features (baseado no conhecimento e no contexto atual), o PO abriu seu laptop e disse: “agora vamos verificar com o sequenciador da nossa Lean Inception”.

Esse é o casamento: Lean Inception e PBB, essa dupla se complementa muito bem!