A mais pura (e dura) realidade é que muitos projetos falham. Há diversas razões para que isso ocorra: as etapas levam mais tempo do que esperado, o concorrente lança outro produto antes, o mercado muda etc.

E, para complicar ainda mais o cenário, aqueles que dão certo raramente usam todas as funcionalidades que foram criadas inicialmente. Ou seja, ocorre muito desperdício (de tempo, de trabalho e de recursos).

No início do século XXI, os métodos tradicionais — apelidados de métodos cascata — foram considerados os vilões dos projetos de software. Atualmente, porém, as empresas estão mais ágeis. Aliás todas as organizações e projetos dizem a mesma frase nos últimos anos: Somos muito mais ágeis!

Entretanto, muitas empresas, mesmo sendo ágeis, rápidas e eficientes, não conseguem alcançar os resultados esperados. Então por que ágil não resolve tudo?

Refletindo sobre meus últimos vinte anos profissionais, acompanhando o método ágil ser utilizado em várias organizações, eu lhe digo que os projetos e as empresas realmente ficaram mais eficientes, porém, faltou eficácia.

Eficácia e eficiência; qual a diferença?

Eficácia é fazer a coisa certa. É ir direto ao ponto e validar o que mais importa, o MVP (Minimum Viable Product). Enquanto que eficiência é fazer certo as coisas. É saber usar Scrum, Kanban, XP e executar as tarefas da melhor forma possível.

 

Eficácia é fazer a coisa certaEficiência é fazer certo as coisas. Tweet This.

 

A Lean Inception ajuda o time a ser eficaz. Ela auxilia para alinhar as pessoas sobre o resultado: o produto (mínimo e viável). Já o Scrum, o Kanban e outras metodologia ágeis ajudam o time a ser eficiente na forma de trabalhar.

 

Criar um produto digital com eficiência, porém sem eficácia, não maximiza valor para sua empresa. Muito pelo contrário, é jogar dinheiro no lixo!

Não desperdice tempo, dinheiro e recursos criando o produto errado. Não passe meses (ou até anos) apontando para um alvo bem distante para, depois de algum tempo, perceber que errou, muito! A Lean Inception foi criada para evitar que esse desperdício ocorra e também para otimizar e direcionar o seu trabalho.

Se a sua empresa ou seu projeto não for eficaz, se não for possível ir direto ao ponto, mirando e acertando um alvo mais próximo, com passos mais firmes via o MVP, toda e qualquer eficiência não servirá de nada!

E é isso que as Lean Inceptions trouxeram para projetos e empresas: eficácia. E é exatamente isso que você deve buscar através dela: tornar os seus futuros trabalhos muito mais eficazes!

 

Comentários no LinkedIn.