Joca é um apelido carinhoso pelo qual eu chamo o nosso querido autor, Joaquim Torres. Brasileiro de destaque na sua área de atuação, ele nos presenteia com mais um livro essencial para pessoas relacionadas à liderança de produtos digitais. Decidi, primeiro, escrever a visão do livro para, depois, contar um pouco mais sobre a minha relação com o Joca e sobre a felicidade em ser o prefaciador desta obra!

Visão do livro como um produto:

Para quem lidera ou se relaciona com líderes de produtos digitais
Que busca aprimorar conceitos, princípios e ferramentas relacionadas ao tema,
Liderança de produtos digitais
É o mais novo livro do nosso Joca Torres
Que compartilha as suas décadas de atuação como líder de produtos digitais,
Diferentemente dos livros gringos,
O livro compartilha o conhecimento produzido por um dos brasileiros mais bem sucedidos e mais reconhecidos na sua área de atuação, de brasileiro para brasileiros.

Se você está buscando conhecimento e gostaria de uma referência fidedigna de alguém que está no Gemba – chão de fábrica – de produtos digitais, e também tem uma carreira exemplar no tema apresentado no livro, você fez uma excelente escolha!

Eu, assim como você, também busco conhecimento nesse assunto. Aliás, liderança em produtos digitais é uma das áreas onde eu sigo querendo aprender cada vez mais. São muitos conceitos, muitos princípios e muitas ferramentas – como a Lean Inception, entre várias outras –. Portanto, precisamos entender uma grande gama de assuntos. Por isso, quero já agradecer ao Joca pelo excelente material que ele compartilhou aqui!

Entretanto, produtos digitais, ou pelo menos a liderança em produtos digitais, é algo relativamente recente, isso não existia no velho mundo. Sim, lembra do velho mundo? Aquele no qual PM era abreviação para Project Manager, e não para Product Manager.

Aquele velho mundo no qual as teorias e vivências práticas na área de gestão de produtos eram reduzidas, um privilégio para poucas pessoas (algumas até chamadas de gênios). E mesmo nessas ocasiões, ainda era falado bem pouco sobre liderança. Especialmente se compararmos com a quantidade de conteúdo sobre gestão de projetos que já existia e que foi amplamente utilizado, comercializado e reconhecido no último século.

Felizmente, o Joca sempre esteve à frente desta liderança, demonstrando a importância – e o sucesso – do P de produto. Ele representou, estruturou e liderou muito bem as áreas de gestão de produtos por todas as empresas e organizações pelas quais passou.

Em 2010, quando voltei a morar no Brasil depois de quase uma década no Vale do Silício, eu busquei referências em áreas que eu precisava me desenvolver. Logo conheci o Joca e ele se tornou, além de uma fonte de conhecimento, um bom amigo.

Como trabalho na ThoughtWorks e fui desenvolvedor durante muitos anos na minha carreira, eu já seguia pessoas técnicas com muita experiência. E, graças à minha longa história com agilidade, também tenho bons amigos e boas referências nessa área. Além disso, devido ao meu interesse com as Lean Inceptions, eu já acompanhava algumas autoridades na área de design e experiência do usuário.

Mas ainda faltava a área de gestão e liderança de produtos digitais. A famosa interseção entre tecnologia, negócio e experiência do usuário; uma área que cresceu neste século e vem se transformando rapidamente. Infelizmente, apesar desse crescimento, ainda há poucas referências sobre o assunto.

Para a minha grata surpresa, uma das grandes autoridades mundiais estava bem aqui no Brasil, mais especificamente em São Paulo. Próximo a mim e ao alcance de todos as profissionais brasileiros – privilegiados que, assim como eu, falam português – que buscavam por conhecimento, fosse em livros, conferências ou blogs.

Liderar uma equipe de produto digital não é uma tarefa fácil. É essencial que você entenda conceitos, princípios e ferramentas. Ah, e também é importante você ter mais de vinte anos de experiência prática no assunto!

Brincadeira, isso não é possível. Mesmo que já tenha idade para isso, você não consegue ter experiência prática em tudo. Eu, por exemplo, não consegui ter uma carreira como consultor, agilista, facilitador e, ao mesmo tempo, uma carreira como líder de produtos digitais.

Mas é exatamente por isso que buscamos continuamente por conhecimento! É nessa trajetória que lemos livros, assistimos vídeos, ouvimos podcasts e participamos de eventos e de treinamentos. Pelo caminho também buscamos trocar ideias e aprender com a experiência e vivência de outras pessoas, especialmente com aquelas que compartilham com maestria.

O Joca é uma dessas pessoas e sempre aprendi muito com ele. É por isso que eu considero uma grande felicidade e uma honra escrever o prefácio desta obra que eu já devorei e com a qual aprendi muito.

Tenho certeza que, assim como eu, você também vai encontrar o conhecimento que tanto busca nas páginas a seguir.

Boa leitura,

Paulo Caroli, autor de Lean Inception e outros livros para melhorar nossas organizações e ambientes de trabalho

 

Mais info


O livro “Liderança de produtos digitais: A ciência e a arte da gestão de times de produto” de Joca Torres foi lançado em Dezembro de 2020 pela Editora Casa do Código.

Esse é o 3º livro em português do meu amigo Joca Torres. O livro é dividido em 3 partes:

  • Conceitos: funções e responsabilidades de head de produto, estrutura de equipe, carreira de produto e carreira Y para gerentes de produto.
  • Princípios: princípios pessoais, cultura e valores para criar produtos de sucesso e cultura de produto.
  • Ferramentas: visão, estratégia, objetivos, métricas, relacionamentos, contratação, feedback e cerimônias.

>> Comprar o livro.

 

Comentários no LinkedIn