Presente de aniversário. É sempre bom receber uma lembrança e um carinho das pessoas mais próximas no dia do aniversário.

Mas esse ano eu fui surpreendido por um presente muito especial.

E acredito que um pouco dessa surpresa, dessa felicidade seja fruto do exemplo que passo para meus filhos.

Neste ano, no aniversário de sete anos do meu filho eu não comprei um presente. Eu construí um presente: Eu e meu sobrinho (adolescente que começou a programar em phyton — obrigado Luciano Ramalho) decidimos escrever um programa para criar um livro que separasse as sílabas de um texto. Fizemos isso para criar o eBook Aprendendo as Sílabas com o Sapo.

É muito mais fácil ir numa loja e comprar algo pronto (são muitas as opções de brinquedos e presentes para crianças, para todos os gostos, para todos orçamentos). Acho que isso até atende a expectativa das crianças, acostumadas a receber algo pronto.

Mas eu ousei e decidi fazer diferente. Dei o meu tempo e criei algo único para o meu filho.

E agora, no meu aniversário eu fui surpreendido com um presente: simples, único, e com a minha cara (eu amo post-it! — autor do site e eBook www.FunRetrospectives.com ,além de ser um proponente de usar post-it nas Lean Inceptions e muitos outros workshops colaborativos )!

Olha que ideia simples e carinhosa.

Minha esposa e meus filhos compraram um pacote de post-it coloridos (eu adoro post-it e eles sabem disso) e uma caixa pequena de presentes. Minha filha reuniu a a família e explicou como funcionava. E veja só o resultado:

Legenda de cores:

  • verde – gostaria de fazer com você
  • rosa – recados
  • laranja – coisas que amo em você
  • amarelo – momentos

Simplicidade é tudo.

Adorei o presente. Por isso compartilho aqui. Boas ideias devem ser compartilhadas. Especialmente boas ideias que vem da nova geração (nem sei do que vão chamar as próximas gerações… mas está cada vez melhor).