Durante uma entrevista, me fizeram a seguinte pergunta: ˜Caroli, quais os principais benefícios que as metodologias ágeis trazem para organizações, lideranças e colaboradores?˜

Segue a resposta:

São 3Ps de benefícios: Pessoas, Processo e Produto.

P de Pessoas. Metodologias ágeis enfatizam e melhoram o relacionamento entre as pessoas. Sejam as retrospectivas para ouvir as pessoas e buscar melhorias; seja na liderança servil, aproximando pessoas de cargos complementares; ou no design centrado no usuário, colocando o foco nas pessoas, ao invés do foco no negócio, como fazíamos no passado.

P de Processo. As metodologias ágeis trazem melhorias na forma como trabalhamos, nos processos que seguimos. Esses estão mais eficientes. Eles têm métricas para dar visibilidade e ferramentas para a melhoria contínua do processo. Esses processos são mais leves do que existiam no passado. São processos, comprovadamente mais ágeis.

P de Produto. Metodologias ágeis também buscam a eficácia na criação, evolução e operação dos produtos. Não adianta ser ágil, mas não ser eficaz. Eficiência sem eficácia não tem valor! É como fazer algo errado com mais eficiência. Não adianta você dirigir com muita agilidade, entretanto na direção errada! Ser ágil é ter eficiência e eficácia. Lean StartUp, Lean Inception, Lean UX são alguns exemplos de metodologias ágeis para alcançar maior eficácia em produtos e negócios.

 

Confira os comentários e as respostas de outras pessoas agilistas nest post no LinkedIn.