Recebi muitos e-mails perguntando que ferramentas eu usei na última Lean Inception remota que facilitei.

Então aqui vai:

  • E-mail: para compartilhar o convite da reunião e as informações pré-inception. No final de cada dia, algumas anotações eram compartilhadas por e-mail.
  • Zoom: para videoconferência. Tidos na mesma reunião de zoom para as atividades com todos juntos; nos momentos em que alguém estiva “dirigindo” a atividade, o piloto compartilhava seu computador e todos seguiam o quadro virtual. Também usamos (muito!) a funcionalidade de breakout room – salas de apoios para sub-reuniões criadas pelo facilitador, em tempo real – sempre que tínhamos que dividir e conquistar (grupos menores nas sala de apoio, seguido por compartilhamento e conversa com todos — conquistar — na sala principal).
  • Miro: nosso quadro virtual para colocar os pôsteres e post-its das atividades. Seguimos a ordem das atividades, conforme descrito no livro Lean Inception (confira a sequencia da atividades neste post com a agenda da Lean Inception). Para cada atividade, copiamos o modelo de atividade (desta página com os cartazes em pdf da Lean Inception), colocamos no Miro, e preenchemos com os post-its virtuais.
  • FunRetrospectives: Usamos o FunRetrospectives.com para idéias de atividades e para um quadro on-line para os energizadores. Confira os energizadores específicos que usamos neste post: Os 7 principais energizadores de equipes remotas

Na imagem, pessoas conversando em um breakout room do Zoom, adicionando post-it a um pôster do Lean Inception – o Canvas MVP- em quadro virtual do Miro.

O que eu aprendi?

O workshop foi bem-sucedido porque os participantes tiveram uma ótima interação, apesar de todos estarem remotos. O processo e as ferramentas foram essenciais para esse sucesso. Um processo bem orientado (Lean Inception) e ferramentas para fins específicos (Zoom, Miro, FunRetrospectives) foram de extrema importância para possibilitar um ótimo workshop remoto.

Portanto, se você estiver em uma situação semelhante e precisar planejar e facilitar um workshop remoto, aqui vai meus três principais conselhos:

  1. Decida o processo que você seguirá, prepare e comunique a todos os participantes
  2. Decida e teste as ferramentas que você usará
  3. Seja criativo e empático para se ajustar a qualquer adversidade que ocorra durante o workshop (planeje, mas ajuste o plano; imprevistos acontecem e você terá que se adaptar)