No último dia do ano, decidi realizar uma retrospectiva pessoal.

 

Quando me sentei a mesa para fazer a retrospectiva, eu estava com minha filha e o meu sobrinho — 14 e 16 anos respectivamente. Então primeiro escrevi um passo a passo da retrospectiva pessoal, e depois pedi para cada um deles buscar papel e caneta para fazer anotações. Compartilhei o passo a passo com eles, e cada um de nós fez sua retrospectiva pessoal (em menos de uma hora).

 

Segue o passo a passo para a atividade de retrospectiva pessoal, baseado na atividade FLAP do FunRetrospectives.com

 

Retrospectiva pessoal

 

1 – Defina o contexto

 

O contexto:  Essa é a minha retrospective sobre o ano de 2019 e meus planos para o ano de 2020.

2 – Leia a diretiva primária de retrospectivas

 

Segue a diretiva primária, adaptada para uma retrospectiva pessoal:
“Independentemente do que eu descobrir, eu entendo e realmente acredito que eu fiz o melhor que eu pude, dado o que era conhecido na época, minhas habilidades e competências, os recursos disponíveis, bem como a situação em questão.”

 

3 – Faça suas reflexões

  1. Reflita e escreva  seus principais Accomplishments (Conquistas) em 2019
  2. Reflita e escreva os principais Recognitions (Agradecimentos a outras pessoas) para 2019
  3. Reflita e escreva seus principais Lessons learned (Aprendizados) em 2019
  4. Reflita e escreva suas Future directions (dado suas conquistas a aprendizados em 2019, quais seus planos para 2020)

4 – Agradeça e acompanhe

Converse com as pessoas a quem você agradeceu (Recognitions) nas próximas semanas. Revise, acompanhe e reflita sobre as suas anotações (e action items) no inicio de cada mês.

 

Exemplo de resultado

 

Seguem a anotações da minha retrospectiva

 

Accomplishments (Conquistas em 2019)

Recognitions (Agradecimentos a outras pessoas)

  • A Thoughtworks Espanha e a Thoughtworks Brasil pelo apoio e incentivo a minha mudança.
  • A comunidade brasileira que leva o conhecimento e a credibilidade da Lean Inception para fora do Brasil (são muitos brasileiros que moram fora do Brasil, por onde eu passo, algum brasileiro já esteve antes e levou o conhecimento sobre Lean Inception).
  • A comunidade brasileira pela co-criação do método Lean Inception (nasceu e evoluiu no Brasil pelo feedback de muitas pessoas brasileiras).
  • A minha família pela coragem e pela disposição para mudar de vida, mudar de ambiente, lingua, cultura, na busca de novos desafios e aprendizados.
  • A equipe e as pessoas colaboradoras da Caroli.org ; pessoas maravilhosas que possibilitam a criação, evolução e compartilhamento de conteúdo com a comunidade brasileira (e recentemente, fora do Brasil).

Lessons learned (Aprendizados)

  • Juntos conseguimos ir mais longe (ditado africano: se que ir rápido, vá sozinho, se quer ir longe, vá em grupo). Lean Inception e a Caroli.org estão indo bem longe; isso é o resultado de muita colaboração e um grupo maravilhoso de pessoas — uma comunidade!
  • O sucesso compartilhado é muito gratificante (exemplo: o sucesso do livro e do treinamento PBB do Fábio Aguar — eu sou o padrinho do PBB. É muito legal assistir o sucesso de um “afilhado”; é tão prazeroso quanto assistir o sucesso de um “filho” — por exemplo o livro Lean Inception e  o site FunRetrospectives.com).
  • Um livro e um treinamento leva (muito) tempo para amadurecer. Exemplo: em 2019 lancei o eBook e treinamento Lean Product Development; mas esse treinamento vem evoluindo desde 2011.
  • Após um eBook amadurecer, devo dedicar algum tempo e esforço para convertê-lo em livro impresso. Isso funcionou bem para o Lean Inception. Alguns eBooks da Caroli.org já estão maduros e preciso investir —tempo, dinheiro e esforço — nas suas respectivas versões impressas. >> action item: abrir um questionário no meu blog perguntando qual dos ebooks que eu considero maduro os leitores desejariam ter como livro impresso.

Future directions (dado suas conquistas a aprendizados em 2019, quais seus planos para 2020)

  • Agendar e realizar ao menos um treinamento e uma palestra Lean Inception por mês em cidades onde eu ainda não palestrei nem ministrei um treinamento. >> action item: agendar treinamento Lean Inception na Europa para os próximos dois meses.
  • Realizar ao menos 6 festas de lançamento do livro lean inception em cidades pelo mundo em 2020. >> action item: buscar colegas interessados e organizar em escritórios da Thoughtworks.
  • Agendar o lançamento dos livros impressos PBB, Fun Retrospectives e Lean Product Development (primeira edição). >>action item: escrever um post prometendo uma boa festa de lançamento desses 3 livros  para julho de 2020 em português no Brasil. >>action item: Contratar e organizar o lançamento do livro Fun Retrospectives nas 3 línguas que já possuem o ebook (português, ingles e espanhol).  >> action item: organizar a edição, revisão, coordenação e impressão dos 3 livros em português.
  • Continuar evoluindo o eBook lean software engineering
  • Continuar evoluindo o app online do FunRetrospectives.com
  • Retomar o eBook Lean Strategy (em português) e começar a traduzir seus conteúdos mais utilizados para ingles (como blog posts).
  • Evoluir o ebook Cummulative Flow Diagram e colocá-lo versão kindle na amazon.com
  • Decidir a evolução do ebook a verdadeira história de um time em formação após a lean inception >>action item: fazer uma pesquisa para decidir se leitores de Lean Inception preferem ler esse conteúdo via kindle ou versão impressa. >>action item: testar o interesse com uma turma do treinamento Lean Inception  (disponibilizar o livro impresso” — o pdf atual — e confirmar se os participantes levaram para casa).
  • Buscar envolvimento direto — consultoria e workshops — em pelo menos mais dois grandes clientes da Thoughtworks Europa com grandes desafios de transformação.
  • Limitar o WIP ( Writing in Progress) do meu envolvimentos em novos livros e eBooks: Stop starting and start finishing. Esse é o ano de dizer não a novos conteúdos e dar andamento ao que já esta maduro.

 

Comentários no Linkedin.