Como transformar um grupo de pessoas em um time efetivo? Como consolidar o aprendizado em cada iteração e evoluir com o projeto? Como manter o espírito ágil vivo no time? Retrospectivas ajudam a melhorar a comunicação, produtividade e qualidade, além de promover troca de conhecimento e experiências. Essa habilidade de aprender e agir sobre os problemas é um dos segredos de projetos e times ágeis bem sucedidos.

Mas tanto quanto importantes, retrospectivas são delicadas. Juntar qualquer grupo de pessoas para falar de problemas e ações de melhorias não é tarefa fácil. Como criar um ambiente seguro em que as pessoas possam trazer suas opiniões reais? Como permitir que ideias opostas tenham igual espaço dentro da discussão? E igualmente importante, como conduzir a retrospectiva com passos concretos que levem de fato às melhorias? Tudo isso faz das retrospectivas provavelmente a cerimônia ágil que mais se beneficia de um facilitador.

O bom facilitador de retrospectivas deve conhecer várias atividades para tal. Neste workshop, será realizado  dezenas de atividades. Você aprenderá muitas novas atividades, além de muitas ideias sobre como escolher e selecionar uma boa combinação de atividades para sua retrospectiva.

 

Sobre os Instrutores

TC atua como Consultor de Desenvolvimento na ThoughtWorks Brasil, trabalhando como desenvolvedor eScrum Master desde 2011 em equipes distribuídas entre Brasil, Estados Unidos e Índia. Além de sua participação em suas equipes, TC atua como facilitador de retrospectivas e inceptions para diferentes times, auxiliando-os a adotar práticas de melhoria contínua. TC é Bacharel em Ciência da Computação, formado na Universidade Federal de Pelotas.

Desde 2006, quando entrou na Thoughtworks, Paulo Caroli tem facilitado retrospectivas. Na Thoughtworks Índia (2007 – 2009) e depois na Thoughtworks Brasil (2010 – hoje) ficou conhecido como o facilitador de retrospectivas, sendo convidade e facilitando inúmeras retrospectivas. Paulo tem catalogado e organizado as atividades que deram bons resultados. No ano passado criou um blog dedicado para compartilhar tais atividades. Dado o sucesso do blog, Paulo se juntou a TC e criaram um novo site, o workshop e estáo escrevendo um livro sobre o assunto. Mais informações em www.FunRetrospectives.com.

 

Conteúdo Programático

Ao final do workshop, você terá aprendido:

  • muitas atividades de retrospectivas que você não tenha visto antes;
  • como selecionar uma boa atividade para o início, o meio e o fim de uma retrospectiva;
  • como combinar atividades de retrospectiva;
  • muitas atividades, para que você não tenha que repetir a mesma atividade várias vezes;
  • como as atividades podem direcionar uma retrospectiva;
  • várias metáforas simples para aumentar a participação em retrospectivas;
  • como extrair valor e buscar melhoria contínua em cada iteração.