Pare e converse sobre como todos estão se sentindo. Faça isso regularmente.

No meu ambiente de trabalho, de times que criam e evoluem produtos digitais, temos uma reunião para isso: a retrospectiva.

A retrospectiva é uma reunião de aproximadamente uma hora que acontece uma vez por semana (por exemplo toda quarta-feira das 16 às 17hs), onde as pessoas do time conversam sobre o que foi bom no período e o que devem fazer para melhorar.

A retrospectiva cria o ambiente para as pessoas refletirem e escutarem sobre como todos estão se sentindo.

A retrospectiva é essencial para unir o time em um objetivo comum e para evitar que desentendimentos se elevem a níveis de desconforto interpessoal, redução da comunicação e a ruptura do grupo.

Um casal, uma família, ou pessoas confinadas em um local por causa de uma pandemia é um grupo. Digo mais, um grupo em formação, um grupo que não estava acostumado a “trabalhar” juntos por tanto tempo seguido. Um grupo que precisa de muita atenção para evitar desentendimentos. Um grupo que precisa de retrospectivas.

Hoje eu li a seguinte notícia:

As taxas de divórcio na China aumentaram significativamente porque ‘os casais passam muito tempo juntos em casa’ durante o auto-isolamento do coronavírus, de acordo com registros em todo o país.” — dailymail.co.uk

Desde o início desta pandemia, eu fiquei muito atento para a necessidade de ajudar as equipes do meu trabalho com retrospectivas remotas. De repente, todos os times tiveram de trabalhar remoto. Muitos desses times trabalhavam presencialmente e faziam suas retrospectivas face-a-face. Agora precisam fazê-las remotamente.

Decide marcar as atividades do FunRetrospectives.com que funcionam bem para times remotos, e disponibilizar logo as features que estavam sendo construídas para o board para retrospectivas remotas.

Mas não tinha percebido a necessidade além do trabalho, especialmente para as muitas pessoas que não estão familiarizadas com o conceito de retrospectivas.

Eu já fiz algumas retrospectivas em casa. Mas isso era esporádico.

Agora, especialmente depois de ler tal notícia sobre o aumento da taxa de divórcio na China, percebi que as pessoas que estão confinadas em um mesmo ambiente precisam MUITO fazer retrospectivas regularmente.

Então, se você não sabia o que é retrospectiva, agora você sabe. Faça retrospectivas frequentemente pois é essencial para o sucesso da equipe. O FunRetrospectives.com tem muitas ideias e atividades para retrospectivas.

Mas se você conhece métodos ágeis e já aplica o conceito de retrospectivas, por favor, ajude as pessoas nesse período de pandemia. Facilite retrospectivas na sua casa, ensine a uma colega como facilitar retrospectivas. Vamos nos ajudar compartilhando as práticas que melhorem nosso convívio e nos ajudem nesse momento desafiador.