Sprint 0 é o tempo necessário para realizar todas as tarefas de set-up para que a equipe começar a entregar as features do MVP. Tipicamente, a Sprint 0 acontece depois da semana da Lean Inception. Depois vem a Sprint 1, 2, e assim por diante.
Apesar do nome — Sprint— a Sprint 0 pode levar mais ou menos tempo que o período de uma Sprint. Por exemplo, uma organização trabalha com Sprints de uma semana, mas precisa de três semanas para a Sprint 0 de uma iniciativa envolvendo um sistema legado alguns componentes sem testes automatizados e que nunca foram incluídos no pipeline entrega contínua.
Aliás, mesmo equipes que não usam Sprints — por exemplo, usam Kanban e não usam Scrum — ainda assim, ao começar o trabalho em uma nova inciativa, planejam as atividades da Sprint 0 antes do trabalho nas features do MVP.
Mas o que deve estar no showcase da Sprint 0?
O famoso “Hello World”: algo muito simples, visível no ambiente de produção que foi feito por um desenvolvedor no seu ambiente de desenvolvimento, e passou pelo pipeline de entrega contínua no estado minimamente necessário para a criação MVP.
Basicamente, após a Sprint 0, equipe vai trabalhar no código funcional. Então, é essencial que algo — nesse caso o tal “Hello World”, na falta de um nome melhor — demonstra que o pipeline básico, necessário para trabalhar no MVP esteja funcionando.
Assim como o MVP, o pipeline vai evoluir. Aliás o pipeline deve acompanhar a evolução do produto, garantindo sempre o mínimo necessário para o momento específico. Não crie um pipeline antecipando alguma necessidade distante. Evolua o pipeline de acordo com a necessidade dos produtos e as equipes envolvidas.
Mas é somente um “Hello World”?
Bom, o tal “Hello World” deve também garantir que os requisitos não funcionais, mínimos, necessário para o MVP também estejam contemplados.
A sua Sprint 0 já acabou? Você já tem o “Hello World” e os requisitos caos-funcionais minimamente necessários?
Se respondeu que sim, então você está pronto para o showcase da sua Sprint 0.
Se respondeu que não… Minha recomendação é não fazer um showcase da Sprint 0 e avisar que essa ainda não acabou. Entretanto se isso não for uma opção, então apresente o que está pronto, mas deixe claro que nas Sprints a seguir, além de trabalhar nas features, a equipe também vai trabalhar em tarefas de set-up, originalmente planejadas para a Sprint 0.