Já perdi a conta de quantas vezes usei (e compartilhei) este template de agenda da Lean Inception. Por isso coloco-o aqui para facilitar sua vida, meu caro colega organizador e facilitador de Inceptions.

Basicamente nestes templates sugiro a inception de uma semana, seguindo a sequencia de atividades listadas no livro Lean Inception.

Note nestas agendas que as atividades de kick-off e showcase do workshop estão marcadas em cor distinta, respectivamente no início e no final da semana. No mundo ideal, todos membros do time estarão presentes na sala de guerra durante a semana, participando de todas as atividades. Entretanto raramente temos a disponibilidade de agenda dos stakeholders. O mínimo necessário, é que os stakeholders participem das sessões de kick-off e showcase, onde são respectivamente, apresentadas as expectativas do negócio para a semana, bem como o resultado obtido pelo time dedicado no workshop.

Agenda – template 1

Nesta agenda, o ‘Brainstorming de funcionalidades’ acontece antes de mostrar as ‘Jornadas do usuário’. Recomendo essa sequência se você deseja que a criação / ideação das funcionalidades seja muito influenciada pelos objetivos de negócio e pelas necessidades das personas. Nesta agenda, as ‘Jornadas do usuário’ e, em seguida, as ‘Features nas jornadas’ são usadas para validar e / ou mostrar onde acreditamos que as funcionalidades melhorem a experiência do usuário.

Agenda – template 2

Nesta agenda, o ‘Brainstorming de funcionalidades’ acontece logo após a atividade ‘Jornadas do usuário’. Recomendo essa sequência se você deseja que a criação / ideação de funcionalidades seja muito influenciada pelas ‘Jornadas do usuário’.

>> Baixe o template-agenda-LI.pptx (arquivo.pptx)

Sessões

Segue a lista de atividades sugeridas, com suas breves descrições. Compartilhar esta lista (com suas respectivas descrições) ajuda a explicar (ou justificar)  a importância de cada sessão. É importante ressaltar que essa agenda é flexível e as sessões de atividades podem ser ajustadas dependendo das informações que coletamos ao longo do caminho. O resultado do workshop é mais importante que um objetivo específico de uma sessão. O facilitador pode ajustar uma sessão específica em prol do resultado do workshop.

Kick off

A sessão de kickoff serve para orientar os participantes com as razões do negócio, e dar início ao entendimento comum das suas principais necessidades e objetivos.

Visão do produto

O entendimento da necessidade do produto  guiará as atividades seguintes. Os conceitos apresentados inicialmente são apenas uma visão, e a ideia será refinada durante a inception.

Objetivos do Produto / É – Não é – Faz – Não Faz

Cada membro da equipe deve compartilhar o que entende sobre os objetivos do produto e isto deve ser discutido para que o time alcance um consenso sobre o que é realmente importante.

Personas

Para efetivamente identificar as funcionalidades de um sistema, consideramos importante ter em mente os usuários e seus objetivos. A maneira que normalmente utilizamos para representar estes usuários é através de personas.

Features Brainstorming

Feature é a descrição de uma ação ou interação de um usuário com o produto. Por exemplo: imprimir nota fiscal, consultar extrato detalhado, e convidar amigos do facebook. A descrição de uma funcionalidade deve ser o mais simples possível. O usuário está tentando fazer uma coisa. O produto deve ter uma funcionalidade para isso. Que feature  é essa?

Revisão Técnica, de UX e de Negócio

Vamos alinhar como a equipe se sente em relação ao entendimento  técnico e o  entendimento de negócio para cada feature, bem como o esforço e o valor de negócio associado a mesma.

Jornadas

A jornada do usuário descreve o percurso de um usuário por uma seqüência de passos dados para alcançar um objetivo. Alguns desses passos representam diferentes pontos de contato com o produto, caracterizando a interação do usuário com ele.

Sequenciador

A partir do conjunto de features já levantados e esclarecidos (inclusive com as personas e jornadas), precisamos elaborar um plano de entrega, coerente com o conceito de MVP.

Canvas MVP

Vamos criar um Canvas MVP, no qual iremos deixar claro a proposta do MVP, o resultado esperado, as métricas recolhidas, as features, p segmento de personas, as jornadas atendidas, e o custo e cronograma para a entrega do mesmo.

Showcase

Então, quão grande é este esforço? (Cada MVP e suas funcionalidades). Agora é mais uma oportunidade de repensar se a proposta do produto, as personas , as jornadas, as features e os MVPs ainda fazem sentido. Devemos simplificar os MVPs de alguma forma? Devemos mudar alguma coisa? Seguimos com esta iniciativa?

Participantes

Liste (e convide) com bastante antecedência todas as pessoas que irão participar da inception.

Stakeholders e membros to time

O modelo de agenda apresentou dois tipos de sessões (em cores laranja e azul), que correspondem aos níveis de participação: stakeholders ou de membros do time.

  • Membro do time é qualquer pessoa diretamente envolvida pela compreensão e implementação do produto. Estas são as pessoas que devem participar ativamente em todas as sessões do workshop. Estas podem incluir: Produt Owners, desenvolvedores, testadores, scrum master, gerentes de projeto e experiência do usuário.
  • Stakeholder é qualquer pessoa impactada pelo projeto. São pessoas altamente interessadas no direcionamento e resultado da Inception, mas que não tem tempo para participar em todas as sessões. Estas podem incluir: patrocinadores, usuários finais, jurídico, vendas e marketing.

Checklist

Utilize um checklist para verificar todas as ações necessárias antes da inception. Por exemplo:

( ) Agenda esclarecida.

( ) Participantes selecionados e convidados (stakeholders e membros ativos).

( ) Facilitadora experiente.

( ) Ambientes disponíveis e preparados (todos com o acesso necessário).

( ) Templates para as diversas atividades.

 

 

Inscreva-se no próximo treinamento do livro Lean Inception.