Trade-off é uma troca onde você despriorizade uma coisa para conseguir outra coisa que deseja ainda mais. Um produto enxuto reflete decisões da equipe em relação a trade-offs.
Entendendo os trade offs é uma actividade para a construção e documentação de um entendimento comum sobre os trade-offs do produto enxuto. Muitas decisões e conversas são baseadas em visões individuais e premissas entre escolhas. Alguns exemplos: o que tem um valor maior: a segurança ou a facilidade  de usar? E quanto a escalabilidade e segurança? E escalabilidade e facilidade  de usar? Esta atividade promove uma conversa aberta e colaborativa sobre os trade offs. Trade-offs mais esclarecidos evitam desentendimentos e ajudam na rápida tomada de decisões.

 

trade-off

exemplo de resultado – trade offs do produto enxuto

 

Passo a Passo da atividade

  1.   Descreva todas as categorias relevantes para o produto em post-its (exemplo: segurança, usabilidade, escalabilidade).
  2.   Coloque as categorias no quadro banco ou flipchart como títulos de linhas, em seguida, desenhe uma linha horizontal para cada categoria
  3.   Desenhe linhas verticais (o mesmo número de linhas horizontais). Escrever mais (importante) em cima da linha mais à esquerda e menos em cima da linha mais à direita.
  4.   Peça aos participantes para marcar suas iniciais em vários post-its e colocar um post-it por linha. A restrição: cada coluna deve ter um post-it com suas iniciais (por exemplo, apenas uma das categorias vai ser marcada como mais importante).
  5.   Equalize os Trade-offs; com um post-it de cor diferente (uma tira de post-it verde na foto ilustrativa), faça a marcação devida para cada categoria, de mais a menos importante. Esta marcação será relativamente fácil, já que considera os post-its com os votos de todos.