Neste post compartilho outro exemplo do que acontece antes e depois de uma Lean Inception.

Abaixo está a agenda planejada para as primeiras duas semanas de um engajamento de 14 semanas, um projeto de transformação e capacitação para uma unidade de negócio que buscava ser mais Lean.

Este engajamento consistiu de uma semana de descoberta de negócios, seguida por uma semana de Lean Inception e uma dúzia de semanas de design e entrega.

A semana 1 foi para entender o contexto, explorar as opções e selecionar uma iniciativa, o projeto piloto (esta era a denominação usada por este cliente). A semana 2 foi uma Lean Inception para o projeto piloto selecionado.

Mesmo tendo sido denominado projeto piloto, seguimos uma abordagem de produto, realizando a transformação Lean a partir da criação e evolução de um produto (com muito valor para o negócio e que encantou os usuários).

Na semana 1 a equipe conseguiu um bom entendimento sobre o negócio e as necessidades dos usuários. A equipe compreendeu as opções, as possíveis features e produtos candidatos para o tal projeto piloto.

A equipe também obteve informações sobre pesquisas UX (User Research) realizadas previamente.

Então a equipe comparou as opções e selecionou a iniciativa para o “projeto piloto”, a iniciativa para a Lean Inception.

A semana 2 foi a Lean Inception para a iniciativa selecionada. Todas as pessoas diretamente envolvidas na iniciativa participaram ativamente em todas as atividades da Lean Inception.

Na semana 1, um número maior de pessoas participou das atividades e sessões. Isso aconteceu, pois, ainda não sabíamos qual seria o projeto piloto, por isso pessoas de várias áreas e equipes participaram.

Na semana 2, na Lean Inception, o número de participantes foi menor que na semana 1, pois somente participaram as pessoas diretamente envolvidas com o projeto piloto.

Na semana 3 e nas seguintes, o time executou o plano conforme acordado na Lean Inception, no estilo Lean Delivery. Mas isso é assunto para outro post.

Diamante duplo

Essas agendas representam a primeira metade de um diamante duplo (Discover e Define). A semana 3 e seguintes formam a segunda metade do diamante duplo, Design e Deliver.

A imagem acima é uma simplificação, mas ajuda a explicar a necessidade de um entendimento mais aprofundado antes da Lean Inception.

No contexto desse post (e deste plano de transformação Lean), eu usei o termo Discovery como uma descoberta de negócios para selecionar a iniciativa para a Lean Inception.

Mas, na maioria dos contextos, eu prefiro explicar a Lean Inception como um conector entre a descoberta contínua e a entrega contínua, conforme compartilhado neste outro post: Jeff Patton on Dual Track Development.

No contexto deste trabalho, a imagem a seguir fornece uma representação da abordagem seguida pela equipe.

Sessões da semana 1 – Business Discovery

Abaixo está um template Mural — Accelerate the business workshop –usado para a semana 1, seguido por uma breve descrição de cada sessão (muitas com links para explicação em inglês).

 

Accelerate the business workshop Template by MURAL

GET STARTED FROM TEMPLATE

Open to create a mural from this template in your workspace. Powered by MURAL

 

Kick-off semanal

A semana começa com um kick-off inicial, seguido de uma sequência de sessões intensas. e termina com revisão. A agenda e as expectativas para a semana são abordadas no kick-off. Os resultados obtidos na semana são apresentados na revisão.

Topologias de organização e suas equipe

Vamos participar de uma atividade colaborativa para entender e mapear as várias equipes da organização, suas missões e dependências.

Métricas e medida de sucesso

O livro Accelerate demonstra uma ligação direta entre a eficiência organizacional e a eficiência na entrega de software. Segundo os autores, as quatro métricas a seguir diferenciam organizações de baixo, médio e alto desempenho: lead time, frequência de implantação, MTTR – Mean Time To Restore e percentual de falhas por mudança. Vamos falar sobre eles na organização.

Objetivos e resultados-chave

Vamos entender o escopo de negócios deste compromisso e alinhar os objetivos (para onde queremos ir?) E os principais resultados (como saber se estamos chegando lá?).

Caminho para a produção

Vamos mapear o caminho para a produção: etapas, pessoas, ferramentas, tarefas e saída para solicitação / mudança de software para chegar à produção.

Explorar opções

Acreditamos que <initiative> ajudará com <OKR>.

Selecionamos anteriormente alguns OKRs para este compromisso. Agora vamos compartilhar as iniciativas que acreditamos serem boas opções para nos levar até lá.

Pesquisa do usuário (para as opções candidatas)

Vamos dar uma olhada mais profunda na perspectiva dos usuários, usando ou impactados por essas iniciativas. Vamos compartilhar e / ou tentar descobrir mais informações sobre eles.

Compare as opções e selecione o piloto

Vamos pontuar todos os candidatos à iniciativa, em relação uns aos outros, para que possamos entender melhor as opções e selecionar um piloto para explorar mais no início da próxima semana. Neste ponto, considere o piloto como algo mais contido e pelo qual acreditamos ter o maior valor de acordo com o negócio e os usuários.

Entrevistas de Avaliação

A percepção de adotar a transformação Lean pode ser extremamente subjetiva. Para mensurar as melhorias trazidas por esse engajamento, realizaremos entrevistas com as pessoas relacionadas ao projeto piloto. Faremos essas entrevistas na primeira semana desse engajamento de transformação. Vamos repetir a mesma avaliação com as mesmas pessoas no final do engajamento.

Revisão Semanal

É o momento de demonstrar os resultados obtidos na semana aos stakeholders. Vamos falar sobre os artefatos gerados durante as sessões e compartilhar a compreensão do grupo sobre o caminho a seguir.

Semana 2 – Lean Inception

Nessa semana, seguimos a agenda típica de uma Lean Inception para a iniciativa selecionada ao final da semana 1.

Onde encontrar mais?

Nesse post eu compartilhei atividades e sessões que acontecem em outros workshops, além da Lean Inception.

Depois de passar anos quase que somente facilitando Lean Inceptions, eu passei a me voluntariar para facilitar outros tipos workshops.

Estou colocando link para todas atividades e workshops que tem sido úteis nesse artigo: How to plan an inception (or similar workshops).

Eu percebi que não vou conseguir manter as atividades up-to-date em inglês e português. Na Lean Inception, eu dei preferencia a português, para depois traduzir para inglês. Dessa vez vou fazer o oposto.

Mas, como isso pode demorar, decidi compartilhar algumas desses posts, para que você também tenha acesso a esse material

Abraços e boas inceptions!

>> comentários no LinkedIn.