Treinamento Lean Inception

Baseado no livro best-seller, Lean Inception, o treinamento é uma capacitação de 8 horas, presencial, que ensina passo a passo, com riqueza de detalhes, como alinhar um grupo de pessoas e criar o produto certo.

  • Divergir e convergir de forma a gerar o alinhamento entre pessoas com perspectivas distintas, tais como negócio, User eXperience e desenvolvedores
  • Definir o Produto Mínimo Viável (MVP), o cerne do movimento Lean StartUp, impulsionador do ciclo Construir, Medir, Aprender.

O treinamento Lean Inception é o aprendizado colocado em prática –mão na massa –, para que você nunca mais desperdice tempo, dinheiro, nem esforço construindo o produto errado!

Você vai aprender:

  • O que é uma Lean Inception?
  • Como facilitar uma Lean Inception
  • Como criar um Produto Mínimo Viável (MVP)

O Treinamento Lean Inception ensina todas as atividades que acontecem em uma Lean Inception para auxiliar um grupo de pessoas a criar o MVP (Produto Mínimo Viável):

  • Visão do produto
  • É – Não é – Faz – Não faz
  • Personas
  • Jornada de usuários
  • Brainstorming de funcionalidades
  • Revisão Técnica, de UX e de Negócio
  • Sequenciamento das Funcionalidades
  • Canvas MVP

Durante o treinamento trabalharemos boas práticas de facilitação de Inception.

Lean StartUp + Design Thinking = Lean inception

O loop construir-medir-aprender, do Lean StartUp, parece direto, mas é difícil colocá-lo em prática devido à sua combinação de uma abordagem científica (construir para aprender) com uma mentalidade de engenharia (aprender para construir). Para auxiliar na compreensão e na construção do MVP, complementamos este com outro loop : usuário-jornada-ação, o qual traz uma abordagem de Design Thinking com foco no aprendizado sobre as personas e as suas jornadas.

Lean StartUp

Do Lean Startup, temos o loop construir-medir-aprender. O que vamos construir neste MVP? Como medimos os resultados deste MVP? Que aprendizado ou resultado estamos buscando neste MVP?

Design Thinking

Design centrado no usuário. É isso que queremos. Para criar o MVP, devemos considerar os usuários e as suas jornadas. Devemos trabalhar nas ações que melhoram ou simplificam suas vidas.

A participação no treinamento inclui:

  • Livro
  • Material de apoio
  • Aprendizado e networking
  • Certificado
  • Coffee break

Público alvo:

  • Agile Coaches
  • Product Owners (PO)
  • Scrum Masters
  • Empreendedores
  • Analistas de negócio
  • User eXperience

Perguntas Frequentes sobre o Treinamento

O que eu ganho participando do treinamento?

Além de você participar da elaboração de um produto mínimo viável e fazer networking com outros participantes, você vai ter a chance de discutir dicas de facilitação e dúvidas frequentes sobre o livro e as Lean Inceptions. Você receberá um livro, material de apoio e o seu  certificado CLF –Certified Lean Inception Facilitator — de participação nesta capacitação.

Para que tipo de pessoas esse treinamento é indicado?

Para empreendedores, agile coaches, Product Owners (PO), scrum masters, User eXperience (UX) e analistas de negócio que querem criar um produto digital ou para profissionais que querem alinhar um grupo de pessoas a criar o produto mínimo viável, sem desperdiçar tempo, dinheiro e esforço.

Quem vai lecionar o treinamento?

Uma das pessoas Certified Lean Inception Trainer — CLT®, todas com muita experiência no assunto e com excelente feedback de quem participou em treinamentos anteriores. positivo. Confira aqui a lista com todas as CLT®s. As pessoas treinadoras autorizadas prezam sempre pela ética, respeito à sociedade e às pessoas. Respeitamos e seguimos nosso Código de Conduta.

Tem desconto para grupo?

Sim, fazemos desconto de 20% para grupos acima de 5 pessoas. Entre em contato com os treinadores ou com contato@caroli.org para informar as 5 ou mais pessoas do grupo e receber o link para realizar a inscrição com 20% de  desconto. Confira a nossa política de preços e desconto nos treinamentos.

Existe a opção de turma fechada, ou é somente turma aberta? Qual preço?

Sim, fazemos tanto turma aberta ao público quanto turma fechada, somente para uma empresa. Veja mais detalhes aqui.

Local: A Definir; como assim?

Provavelmente alguém pediu um treinamento para a cidade e os treinadores Lean Inception responderam ao pedido, abrindo uma nova turma. Agora eles estão buscando um bom local para o treinamento. Favor entrar em contato com os treinadores caso a sua empresa tenha uma boa sala para o treinamento. Geralmente as empresas que sediam esse treinamento buscam algum desses 3 benefícios: (1) recrutar pessoas proativas, que participam de um treinamento de um novo método; (2) associar a marca da empresa a novas tendências e metodologias; (3) treinar algumas pessoas, sem gastar $  (Nós damos 3 inscrições de cortesia)

Depois desse treinamento eu sou um facilitador de Lean Inception?

Esse é o intuito. Conforme descrito na página sobre o CLF®  – Certified Lean Inception Facilitator –, no treinamento Lean Inception, a pessoa CLF® recebe o ferramental necessário e dicas par a facilitação de workshops Lean Inception, aumentando as chances de sucesso das equipes, das empresas e dos seus produtos. A cada facilitação de Lean Inception, você vai acumular experiência e melhorar a cada facilitação. Então tem de praticar, muito.

A Caroli.org indica facilitadores de workshop Lean Inception?

O principal intuito dos treinamentos Lean Inception é a formação de facilitadores para que as próprias pessoas, equipes e empresas facilitem seus workshops Lean Inception. Então, antes de entender a sua necessidade, te informo que queremos ajudar, preferencialmente, formando facilitadores. Mas, se ainda assim está buscando uma pessoa facilitadora, confira estas dicas.

O que estão dizendo?
A experiência é muito bacana! Importantíssima para quem preza pelo cliente satisfeito e um produto que supreenda e atenda expectativas. Como inovar do jeito certo? Como dar um próximo passo mesmo que no escuro? Valide a sua hipótese, trace o seu MVP, faça a sua Lean Inception!
Dionei Piazza

Dionei Piazza

Lean Agile Coach na Multitherm Sistemas e Automação

Foi um workshop intenso e bastante prático. As dinâmicas foram muito bem conduzidas e a participação da turma ajudou muito no entendimento das práticas apresentadas simulando uma Inception real. Gostei muito e recomendo para todos profissionais que tem o desafio de criar produtos para seus clientes.
Túlio Oliveira

Túlio Oliveira

Gerente de Serviços na Stefanini

Acho que nunca tive oportunidade de participar de um workshop tão legal. Muita prática, onde pudemos exercitar todas as fases da metodologia a todo instante. Foi muito rica a experiência e pude ver onde aplicar todas as técnicas e com certeza irá melhorar demais a minha participação e colaboração nos projetos. A minha participação nos projetos nunca mais será a mesma depois desse workshop!
Dilmar Amador de Miranda

Dilmar Amador de Miranda

Especialista em Métricas na Super9a

O Lean Inception trouxe uma evolução muito bacana em minha carreira profissional, hoje me sinto muito mais preparado para ajudar meus clientes a entender suas dores e a chegar em uma solução eficaz e eficiente.
Alessandro Teixeira

Alessandro Teixeira

Gestor de Projetos da Projetta Tecnologia de Negócios

A experiência foi ótima. Nos faz repensar no que realmente devemos priorizar quando idealizamos um produto. Além disso a dinâmica toda, nos proporciona uma troca rica de visões entre os participantes, aonde todos podem adicionar novas perspectivas e fomentar a troca de experiências entre as áreas envolvidas. Sem dúvida nenhuma, a dinâmica nos traz um sentimento de pertencimento à solução definida em conjunto. Construímos um produto como um time de verdade.
Adriana Trotta

Adriana Trotta

consultora de tecnologia senior

Muito bom, o instrutor tem um vivência e experiência muito rica em termos de facilitação, lean startup, design thinking. Todas as dinâmicas da inception tem um porquê que pra mim ficou claro. Converge tudo no MVP Canvas.
Homero Araujo

Homero Araujo

Agile Coach na S2IT

A minha experiência no workshop foi excelente, mesmo já tendo lido o livro. As dicas e o compartilhamento de experiência do Paulo Caroli e os demais participantes, foram sem dúvida, um grande diferencial. As discussões foram importantíssimas, gerando uma visão mais clara de cada ponto apresentado. Depois do workshop me sinto muito mais preparado para facilitar inceptions.
Samuel Martins

Samuel Martins

Agilista na S2IT

Cada vez mais percebo a necessidade do envolvimento de todos desde a concepção, análise e desenvolvimento. Equipe bem alinhada com o projeto é fator determinante para o sucesso do trabalho. E o Lean inception nos facilita a forma de como envolver a todos, de maneira objetiva e sem perder tempo, nas definições do projeto e no que mais vai agregar valor ao produto.
Dorival Luiz Fransozi

Dorival Luiz Fransozi

analista e arquiteto de sistemas

O workshop é sensacional. Não apenas por apresentar uma sequência já testada e comprovadamente eficiente para uma inception, mas também por ter facilitadores experientes e com grande vontade de trocar conhecimento. Também é interessante salientar que várias das técnicas praticadas no workshop podem ser aplicadas separadamente em questões mais pontuais.
Henrique Borges

Henrique Borges

Scrum Master na e-Sales

O Workshop é de extremo valor, permite ter uma outra visão sobre a concepção de produtos, utilizando ferramentas fáceis e rápidas com um foco para definir a visão, objetivo e feature em conjunto com todas as áreas de negócio da empresa.
Bernardo de Oliveira Bruning

Bernardo de Oliveira Bruning

Analista de sistemas na AMCOM

Paulo Caroli

Paulo Caroli é o autor do livro e do treinamento Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo. Caroli é também coach, mentor e colega das pessoas lecionando este treinamento –CLTs --, todas com muito conhecimento no assunto e excelente feedback.
Mais sobre Caroli.org