Confira o próximo workshoo.

Um projeto ágil é conduzido através de entregas rápidas e frequentes. Um projeto bem executado coloca ênfase em entregas de valor de acordo com objetivos de negócios e os usuários de destaque. Projetos ágeis promovem a liberação incremental de software: o MVP, o produto viável mínimo, em Inglês Minimum Viable Product (MVP), a versão mais simples de um produto que pode ser disponibilizada para o negócio. Mas como realizar o entendimento do MVP e a iniciação do projeto ágil o mais rápido possível? Como garantir que o time comece o projeto com entendimento compartilhado, direção, prioridade e um plano bem definido?

Direto Ao Ponto é uma técnica para compreender e planejar as entregas incrementais dos MVPs – Minimum Viable Product, ou mínimo produto viável. A técnica organiza as ideias e funcionalidades em um modelo que busca compreender o objetivo principal do produto, considerando as jornadas dos usuários e os incrementos de entrega. Com atividades eficazes e rápidas, a técnica desafia as considerações tradicionais de projeto, como análise de requisitos, estimativas, escopo, capacidade e planejamento detalhado.

Neste workshop você será guiado a partir de uma visão do produto à criação de um plano enxuto para entregas incrementais do MVP. Um produto real será selecionado e as técnicas do Direto Ao Ponto serão apresentadas e praticadas.

Em um ambiente de trabalho colaborativo, vamos compreender os objetivos do produto, os principais usuários, e o escopo funcional de alto nível tal que o tamanho do projeto pode ser estimado e uma estratégia de lançamento incremental dos MVPs possa ser identificada.

Conteúdo Programático

Usando uma série de atividades colaborativas, iremos:

  • Descrever a visão do produto
  • Priorizar os objetivos de negócio
  • Descrever os usuários, seus perfis e necessidades que impulsionam a funcionalidade do produto.
  • Entender o escopo funcional de alto nível
  • Detalhar percepções de risco, esforço e valor de negócio por área funcional.
  • Descrever as principais jornadas de usuários
  • Definir um roteiro de lançamento incremental, mostrando claramente os incrementos de MVP.
  • Estimar esforço por amostragem
  • Calcular custos e especificar datas e cronograma de entrega

Ao final do workshop você terá aprendido teoria e atividades práticas sobre: visão de produto, personas, features, priorização, jornadas de usuário, mapeamento de valores, entendimento e esforço, extrapolação de estimativa, cálculo de capacidade, e compreensão e sequenciamento de MVP.

Público alvo:

  • analistas de negócio,
  • praticantes de Lean StartUp,
  • designers de experiência

Sobre o instrutor:

Paulo Caroli é M.S. em Engenharia de Software pela PUC-Rio. Agile Coach e Delivery Manager da Thoughtworks Brazil. Possui duas décadas de experiência em desenvolvimento de software com passagem em várias corporações no Brasil, India e EUA. Desde 2000 tem focado sua experiência em processos e práticas de Gestão e Desenvolvimento Ágil usando XP, Scrum, Kanban e outros. É sempre palestrante convidado em vários eventos grandes no Brasil e no exterior e também autor de livros e artigos. Foi o idealizador, um dos criadores e palestrante desde 2009 do Agile Brazil, um dos maiores eventos de desenvolvimento de software da América Latina. Paulo escreve sobre tal assunto em seu blog em http://www.caroli.org/category/inception/  ; e em 2014 publicou um livro com mesmo nome do workshop: https://leanpub.com/diretoaoponto.

Algumas fotos

Segue abaixo algumas fotos tiradas durante tal workshop:

 

foto(30) foto(45) foto(44) foto(37) foto(39) foto(42) foto(31) foto(32) foto(38)foto(40)